Hoje (17/12) é dia de celebrar a autonomia político-administrativa de Laranjal. São 86 anos.
A região onde se localiza o Município foi habitada, primitivamente, pelos índios puris. Nos meados do século XIX, à margem do caminho que levava a São Paulo do Muriaé, Presídio, Meio Pataca e outras localidades, surgiu o arraial que mais tarde viria a ser a cidade de Laranjal, resultante de um ponto de pouso dos tropeiros e boiadeiros.
A área que os aventureiros da época escolheram para ponto de descanso de suas longas caminhadas foi aos poucos atraindo alguns residentes, que ali se estabeleceram. O nome da localidade foi dado em virtude de um grande laranjal que existia na sede do distrito, na época em que o mesmo ainda era povoado.
Em 1871, pela Lei provincial nº 1783, de 22 de setembro, era elevado à categoria de distrito de paz, pertencente ao município de Leopoldina. Mais tarde, foi transferido para Cataguases, até que, em 1938, o Decreto-lei estadual nº 148, de 17 de dezembro, elevou-o à categoria de Município.
Parabéns Laranjal!